Como o Facebook ganha dinheiro?

O Facebook é uma das redes sociais mais populares dos últimos tempos. A ferramenta vem se desenvolvendo desde sua criação e trazendo cada vez mais vantagens e benefícios ao seu público.

Eu, você e milhões de pessoas espalhadas por todos os continente utilizam o Facebook para entrar em contato com os amigos, acompanhar notícias, compartilhar fotos e mensagens e até para vender e comprar produtos.

Mas, sendo a rede oferecida gratuitamente, como será que o Facebook ganha dinheiro? É de se imaginar que manter algo assim e ainda propor tantas inovações custe um preço e que este preço seja significativamente alto. De onde vem tanta grana?

Vamos falar sobre isso ao apresentarmos a você as principais fonte de renda do Facebook.

Os 3 pilares de lucro do Facebook

Entre 2017 e 2018 o lucro do Facebook cresceu 63% alcançando os 5 bilhões de dólares. Esse crescimento tem relação direta com as ferramentas de anúncio disponíveis na rede e com o mega desenvolvimento que elas vieram sofrendo nos últimos anos.

Se você é usuário vai saber exatamente do que estamos falando. Basta um passeio no feed para se deparar com divulgação de diversos tipos de produtos e serviços, todos muito bem selecionado conforme interesse de cada usuário.

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma modalidade super interessante para quem quer vender e, ao mesmo tempo, uma potente fonte de renda para a Rede.

Através deste tipo de serviço você consegue aumentar o seu público de alcance ao desenvolver uma estratégia de Marketing precisa e bem coordenada.

Da mesma maneira do famoso Google Ads, no Facebook Ads você paga por clique, sendo assim, o Facebook tem a oportunidade de lucrar juntamente com o negócio de seus clientes.  

Anúncios Interativos

Outra grande fonte de lucro para o Facebook são os famosos anúncios interativos. Em 2016 a empresa lançou o Canvas, um sistema de anúncios em tela cheia para dispositivos móveis com sistemas android e iOS.

A promessa de interação é realmente testemunhada na prática. A propaganda é exibida como se fosse um site projetado em torno dos produtos anunciados. A modalidade inclui apresentações, descrições, vídeos e uma interface para interação anunciante-consumidor.

As propagandas perpassam pela tela do usuário assim como os demais posts da rede, porém, quando clicadas, se expandem por toda a tela do dispositivo atraindo ainda mais  a atenção.

O objetivo do Canvas é cativar o público o mais rápido possível entregando a ele o controle de tudo. É uma ferramenta inovadora que veio para personalizar o Marketing pelo Facebook em busca de resultados cada vez mais satisfatórios.

Anúncios Contextuais

Os Anúncios Contextuais marcam o nascimento de uma nova forma de Marketing. Agora o público pode interagir com seu negócio de uma maneira diferente, participando ativamente.

No caso no Facebook, essas publicações ajudam as Páginas a compartilharem informações a respeito de seu negócios para assim inspirar pessoas a realizar ações a partir disso.

Através da análise desses anúncios é possível compreender que tipo de conteúdo mais interessa seu público, transformando seu negócio a partir daquilo que próprio mercado propõe.

De uma maneira geral, os anúncios são responsáveis por 89% do faturamento do Facebook. Atualmente todas as maiores empresas do mundo estão utilizando a rede como forma de propaganda.

Acordo entre Empresas

Além do intenso e cada vez mais popular trabalho com anúncios, há uma outra grande fonte de captação de renda. O Facebook tem feito importantes parcerias ao longo dos últimos anos, o que tem potencializado sua margem de lucro.

Um exemplo disso é o acordo do Facebook com a Microsoft. A empresa vende publicidade dentro da Rede e essa parceria tem gerado milhões de dólares de lucro anualmente.

Dentre os últimos acordos tem-se uma parceria com a Universal Music e, no mercado nacional, com o Estadão. Essas são estratégias para dar mais autonomia ao usuário, mas que acabam sendo de grande valia para a empresa também.

Compra de empresas

Inicialmente o Facebook foi muito criticado pelo tamanho investimento na compra de outras empresas, algumas delas competidoras da Rede. Entretanto, apesar de por um período inicial esses negócios provocarem uma queda no lucro da companhia, não demoram a se tornar um grande empreendimento.

Dentre as últimas aquisições tem-se, os Oculus BR, o Instagram e o Whasapp. Os benefícios já tem aparecido e os ganhos nas receitas geradas pelos usuários são inquestionáveis.

Enfim, o Facebook tem maneiras bem diversas de ganhar dinheiro e tem trabalhado isso cada vez melhor, sempre visando produzir lucro para a empresa sem prejudicar a experiência do usuário.