A Mappin foi uma grande rede de lojas de departamento brasileira. Fundada em São Paulo no ano de 1913, era o principal ponto de encontro da elite regional naquele período.
A sua criação remete a Mappin e Webb, uma loja inglesa fundada em 1775. Em um ano de constantes expansões, a loja foi trazida para o Brasil através dos irmãos Walter e Hebert Mappin, que se uniram em um negócio em parceria com John Kitching.
Nos anos em que teve em funcionamento o empreendimento tornou-se um enorme sucesso, sendo considerado um dos maiores do país. Infelizmente depois de mais de oito décadas de história a Mappin teve sua falência decretada.
Porém, ao que tudo indica, vem novidade por aí. Vamos descobrir o que é?
Breve História Mappin

Antes de falarmos sobre o que está por vir, relembraremos um pouco sobre a história da Mappin e sua grande importância para o mercado varejista brasileiro.
A primeira loja foi inaugurada em 15 de novembro de 1913 na cidade de São Paulo. Eram 11 departamentos diferentes e mais de 40 funcionários. Com um conceito extremamente inovador para sua época, a Mappin apresentou ao público brasileiro o que viria a ser um shopping center.
Além dos diversos tipos de produtos, a grande maioria importados, o local oferecia outros serviços como cafés, barbearia, salões para chás etc.
Os anos de passavam e a loja crescia rapidamente. Mas, com a chegada da crise de 1929 e com a queda do preço do café, os negócios da empresa acabaram sendo afetados.
Para sobreviver esse período turbulento a loja aderiu a vitrines de vidro, deixando seus produtos constantemente em exposição, atraindo cada vez mais público. Além disso, reinventou um pouco o seu conceito com fim de atender também às classes mais baixas da população.
Agora, com uma nova modalidade de marketing e um novo público, a Mappin aderiu também a novas formas de pagamento, adotou o crediário, passando a dar a chance de parcelamento aos seus clientes.
Com ótimas estratégias a empresa não só sobreviveu a crise, como continuou se expandindo rapidamente nos anos que se seguiram.
O início das expansões
Em 1982 novas mudanças foram necessárias. A empresa acabara de perder Alves Filho, seu administrador, e se via próxima a uma nova crise.
Foi então que substitui seus produtos importados por nacionais. Se adequando melhor as classes econômicas mais baixas e aumentando a rotatividade de seu estoque. Neste mesmo período, a Mappin deu início a suas campanhas publicitárias através da Rede Tupi, o que aumentou ainda mais a popularidade da loja.
Ainda em 1982 Mappin foi eleita a empresa do ano, sendo conhecida por 97% da população paulista.
Os anos seguintes foram de grandes expansões. Empresas concorrentes foram adquiridas, novas unidades fundadas, agora Mappin já não era mais um empreendimento local. Em 1995 ela era a loja mais completa do país, com mais de 85 mil itens disponíveis.
Crise

Infelizmente os altíssimos investimentos realizados acabaram colocando a empresa em uma situação difícil. O prejuízo de quase 20 milhões de reais fez com que a loja fosse vendida no ano de 1995.
Ricardo Mansur adquiriu o empreendimento por 25 milhões de reais e tinha em mãos um incrível projeto de expansão, que acabou não saindo do papel.
Mesmo sob um novo comando a crise perdurou. Em 1999 foi noticiado que a empresa já não pagava seus fornecedores e que pelo visto estava prestes a se afundar em um mar de dívidas.
Aos poucos as lojas começaram a se fechar. Até que em novembro de 1999 a Mappin encerrou de vez suas atividades.
Sua falência foi decretada junto as lojas Mesbla, empreendimento incorporado ao Mappin por seu então proprietário Ricardo Mansur.
Restou ainda uma pequena loja que carregava a bandeira “Extra Mappin”, que também acabou fechando as portas em seguida por não ser capaz de manter um padrão de qualidade e uma rentabilidade adequada.
O edifício principal da Mappin atualmente pertence a Santa Casa de São Paulo.
Últimas notícias

Apesar dessa história não ter terminado bem, a novidade é boa. Segundo as Lojas Marabraz, atual dona da marca, a Mappin em breve será relançada no mercado como uma loja virtual.
Inicialmente a venda irá se limitar a produtos de cama, mesa, banho e decoração. Ainda não há previsões a respeito de uma possível loja física.
A ideia é voltar a expandir a marca, e através da internet, atuar em todo o território nacional.
A Macabras adquiriu a empresa em um leilão em 2009 e prometia voltar a ativa até 2013. Apesar do atraso, tudo indica que o projeto enfim sairá do papel.