Homens mentem mais do que mulheres, aponta estudo

Não foi um estudo só, não, vários confirmaram que os homens mentem mais. Dessa vez não tem como fugir, rapaziada, a casa caiu. Mas calma lá.

Essas pesquisas, mostram que os meninos mentem mais, mas são só aquelas mentirinhas que não prejudicam ninguém, coisa corriqueira. Mas mesmo assim, infelizmente a mentira é algo que está presente no nosso dia a dia. A todo momento nos pegamos inventando alguma historinha, nem que seja para ficar em casa naquela noite de sexta-feira. Esse tipo de mentira não atinge ninguém, o problema é quando passamos a usar esse artifício para levar vantagem nas outras pessoas.

O que leva a mentir?

Mentir é um comportamento do ser humano, nós o desenvolvemos com o passar dos anos através da repetição ou por interpretação. Ainda que você diga que não é uma pessoa mentirosa, e eu acredito. Mas qual nível da mentira? Todo mundo já mentiu, mente ou mentirá um dia.

Não há exceções, pois até aquelas desculpas para não sair com os amigos na balada, dizendo que tem compromisso, quando na verdade vai virar a noite assistindo série na Netflix, também é uma mentira. Não é algo que afetará ninguém, a não ser a sua ausência que seria muito importante com a turma.

Mas algumas mentiras de tão praticadas, que uma hora se tornar hábitos e atrapalham a vida do mentiroso e das pessoas ao seu redor. Ele começa a mentir para levar vantagem sobre os outros, para obter benefícios ou ganhos. Vemos muito isso, inclusive.

Segundo a psicologia, mentir é um hábito inconsciente da pessoa. Algumas pessoas mentem por ser uma ação segura e efetiva.

Por exemplo: no caso da pessoa que não quer sair de casa, mentir é mais comodo do que ser sincero. Esse é um mecanismo que encerra ou bloqueia qualquer outro argumento contra (em teoria).

Ou em outros casos, as pessoas mentem para poderem se introduzir nos ciclos sociais, ou para saírem, como aponta o estudo dos alunos do PISA (Programa de Avaliação International de Estudantes).

Que tipo mente mais?

Usando quase 40 mil estudantes universitários espalhados pelo mundo, o PISA tirou como conclusão que os homens mentem mais que as mulheres.

Foram usados diferentes nacionalidades, faixas etárias e classes sociais. A intenção do estudo era dizer em que situações os sexos usariam o artifício da mentira e qual deles mais a usaria. Mas o que eles queriam mesmo, era saber se existia uma relação entre a mentira, a nacionalidade e conta bancária. Eles conseguiram resultado de tudo isso.

Para começar, os americanos são os mais mentirosos, sendo que os irlandeses são povo mais honesto.

O Maior Mentiroso do Brasil

Será que eles já ouviram falar em Marcelo Nascimento da Rocha?

Outra parte da pesquisa incluía classes sociais, sendo que, como resultado, os homens ricos estão acima da média na mentira. Estes que crescem em ambientes privilegiados, mentem mais, porém, sem causar grandes problemas.

E por último, a constatação foi que homens mentem mais que as mulheres. O PISA e o estudo feito, também, pelo instituto de análise demoscópico GfK de Nuremberg e publicado pela revista farmacêutica alemã Apotheken Umschau, a cada 10 homens, 7 mentem. Enquanto que do lado das meninas, 6 a cada 10 falam uma mentirinha.

Ainda, segundo essa pesquisa, 75% das mulheres disseram que não confiariam em uma pessoa que mentiu para elas. 55% dos homens disse que pode perdoar. Coração de gelo dessas garotas.

Mas não é para menos: 31% do homens confessou que exagera nas mentiras e que o fazem para se sentirem melhor. Pô, rapaziada, vamos colaborar também, né?

Enquanto nas mulheres, 21% delas afirmaram fazer o mesmo com que os homens.

Quando forem descobertos, falta vergonha na cara: 29% dos homens relata não sentir nada. Com as meninas esse número cai para 18%, sendo indiferente a descoberta da mentira.

Queremos deixar claro que essa pesquisa envolve apenas mentirinhas, ta? Nada grande, coisas como “gostou do jantar?” ou “gostou da minha mãe?”. Ok?

E quais as mentiras mais contadas?

Esconder uma coisinha aqui e outra ali é normal, isso acontece a todo instante. Um levantamento feito pelo site britânico Too Much, apontou que homens contam, em média, 4 mentiras por semana. E que entre elas as mais contadas são:

  • Dizer que está bem, quando na verdade não está;
  • Esconder o real preço das compras;
  • Fingir que está doente;
  • Dizer que ficou bonito, quando está “LINDO” (sei de nada);
  • E se fingir são quando não consegue nem fazer o 4.

Essa pesquisa do Too Much foi publicada pelo jornal Daily Mail e mais de 2.000 adultos foram ouvidos.