Ainda que a morte seja algo que chega para todos, ela não é muito bem aceita. Embora seja algo natural, e mesmo que um dia, independente de raça, cor e religião, uma hora ela vai chegar para todos.
Se existe vida após a morte, isso ainda é um dilema, mas o que sabemos com certeza é que nosso corpo não fica por aqui. Ele passa por processos que fazem que este se decomponha, ficando apenas nossos restos mortais. Pode parecer triste e “pesado”, mas tudo faz parte; nascer, crescer, envelhecer e morrer. Por isso, o Mundo Inverso vai mostrar para vocês hoje, o que acontece com nosso corpo depois que morremos. E também alguns relatos sobre experiência de quase-morte. Olha só.
E depois que morremos?
Muito bem, depois da morte, muitas coisas acontecem e, é mais complexo do que você imagina. Vai muito além de enterrar e virar um esqueleto depois de algum tempo. O processo é um pouco longo e natural. Da só uma olhada.
Dividimos nossa morte em duas etapas, a primeira delas é chamada de ‘morte clinica’. Esta etapa dura de 4 a 6 minutos e ocorre logo depois que a pessoa para de respirar e seu coração para de bombear sangue. Quando alguém falece, esse é o primeiro fator: a morte clinica.
Ainda na morte clinica, o cérebro ainda está funcionando, já que o mesmo conta com oxigênio suficiente para evitar lesões mais graves. Olhos, rins e outros órgãos continuam ativos na morte clinica.
Depois da morte clinica, vem a segunda etapa, a ‘morte biológica’.
A morte biológica é a segunda etapa, na qual esta fase todos os órgãos param de funcionar e o cérebro começa a ser degenerado pelas células. Contudo, segundo os médicos, essa etapa pode ser revertida se a pessoa for induzida à hipotermia. As baixas temperaturas freiam a destruição das células. Este processo é muito usado em pessoas que sofrem paradas cardíacas.
Calafrio da morte
Após morrermos (morte clinica ou algor mortis) acontece a queda de temperatura do nosso corpo. Desce aproximadamente 2°C por hora até chegar na temperatura ambiente. Nosso sangue se tornará ácido com o grande número do dióxido de carbono;
Rigor Mortis
Sem um dos principais órgãos funcionando, o coração, o sangue coagula nas veias e artérias, deixando todo nosso corpo duro. Em mais ou menos duas horas ocorre o rigor mortis. Atingimos a rigidez extrema depois de 48 horas da morte, e ocorre porque uma das membranas responsável por regular o cálcio para de funcionar. Sem o controle do cálcio, este enche as células, fazendo os músculos se contraírem.
Mudamos de cor
- Primeiro verde, depois roxo e por último preto.
Sem a circulação, o sangue segue para as áreas mais baixas, ou seja, as mais próximas do chão. Sem o fluxo sanguíneo, um bocado de manchas roxas vai começar a surgir no cadáver (livor mortis). Essas manchas são usadas pelos legistas para descobrirem a hora do óbito.
Putrefação
Começa então a etapa da decomposição do nosso corpo, geralmente no 3º dia. A putrefação é a partir do 7º.
Enzimas do nosso pâncreas farão com que este se auto-degenere, ao par que os micro-organismos atacarão estas mesmas enzimas. Nesse processo de um atacar o outro, nosso corpo ficará verde da cintura para baixo.
O corpo em putrefação libera o gás sulfuroso, aquele do cheiro terrível. Mas antes ocorre o inchaço, fazendo com que o cadáver fique maior, os olhos saltem para fora das órbitas e a língua caia.
O fim
Um mês após a morte, nossas unhas e cabelo cairão, os órgãos se liquefarão, nosso corpo se incha até abrir e ficará apenas o esqueleto.
EQM
Sabe o que significa essa sigla? Experiência de quase-morte é algo que ocorre com certa frequência no mundo. Pessoas que foram declaradas mortas mas que voltaram e deram seus relatos sobre o “outro lado”.
São mais de 8 milhões de relatos sobre “o fim” da vida e como foi a passagem desta vida para a morte. Segundo eles, claro.
As pessoas que tiveram morte declarada mas que voltaram depois de algum tempo relataram ter visto parentes próximos já mortos. Pais, irmãos, filhos. Outros dizem ter flutuado no local onde estavam, seja num consultório médico ou em casa mesmo. Viram todos numa perspectiva diferente, do alto, viram o próprio corpo deitado, como se estivesse mesmo saindo deste plano.
Já outras pessoas disserem ter visto uma luz branca, num túnel onde elas são encaminhadas a ele rapidamente. Mas ainda não se sabe o quanto é real, porém a ciência e a psicologia vem estudando bastante esse fenômeno.
E você, o que pensa de tudo isso? Será que existe vida após a morte, ou depois que nosso corpo desaparece nós também vamos com ele?