Se você nunca ouviu a música “trololo” chegou a hora de conhecer o hit internacional que transformou a vida de um barítono russo décadas após ele dar por encerrada sua carreira musical.
Edward Khil é um artista soviético que fez um enorme sucesso em seu país entre as décadas de 70 e 80. Mesmo não tendo ficado conhecido mundialmente, pelo menos até então, consagrou-se como um dos maiores sucessos de seu tempo na Rússia.
Durante a década de 80 Edward Khil resolveu deixar a carreira musical, sumindo vagarosamente da mídia nos anos que se seguiram. Mas o seu futuro lhe prometia algo completamente inesperado.
Descubra agora o que aconteceu com o cantor da música “trololo”. Essa história te deixará de queixo caído.
Quem foi o cantor por trás da música “Trololo”?
Começamos essa história com uma notícia um pouco trágica, Edward Khil faleceu em 4 de junho de 2012 após sofre um AVC e entrar em coma aos 77 anos de idade.
Porém, saiba que antes de partir desta para melhor, ele teve uma oportunidade única e completamente inesperada. É essa a história que contaremos aqui.
Mas fique tranquilo, essa é uma história surpreendente alegre. Porém, antes de sabermos o que foi aconteceu, vamos conhecer o nosso protagonista.
Edward Khil é um cantor barítono russo nascido em 1934. A carreira de Edward se consagrou graças a sua performance com a canção soviética “Pora v Put Dorogu”, pela qual recebeu o Prêmio de Artista do Povo da República Socialista Federativa da Rússia.
Apesar do sucesso em seu país, seu nome nunca ultrapassou as fronteiras, pelo menos durante sua primeira carreira.
Sendo assim, pouquíssimos sabemos nós sobre sua vida até 2010, quando algo completamente inesperado lhe aconteceu.
Será que você já está suficientemente curioso para descobrir o que foi?
É chegada a hora.
O senhor trololo
A vida de Edward Khil seguia tranquilamente décadas após sua aposentadoria na carreira musical. Até que um dia ele ouviu seu neto cantando trololo enquanto tomava um café.
Estranhando, logo perguntou ao menino onde é que havia ouvido aquela canção. Para surpresa de Khil o garoto lhe fez uma grande revelação. Disse ao avô que o mundo inteiro ouve e cantava sua canção enquanto ele bebia sua xícara de café.
A música estava fora da vida de Edward a mais de duas décadas. Por isso, ouvir alguém cantando uma de suas canções era algo completamente inesperado, especialmente aquela e especialmente da boca de alguém que não pertencia a sua geração.
Ele realmente não fazia ideia do que estava acontecendo e do que viria a seguir. Khil reviveria os seus anos de sucesso e agora a nível internacional, o mundo havia acabado de consagrá-lo como senhor trololo.
Calma, vamos explicar melhor essa história toda.
Trololo, a canção que mudou a vida de Edward Khill
Tudo aconteceu no ano de 2010 quando uma versão da canção de 1966 escrita pelo compositor Arkadi Ostrovski chamada “Estou Feliz Porque Finalmente Voltei Para Casa” viralizou no YouTube na voz de Edward Khill.
Não podemos prosseguir sem que você a oportunidade de assistir a esse vídeo imperdível e entender do que estamos falando aqui.
Assistiu? Agora sim.
A letra da canção contava a história de um vaqueiro norte americano que volta para casa e encontra sua esposa tricotando lã.
Porém, a canção havia sido escrita durante a Guerra Fria. Naturalmente ninguém na União Soviética permitiria que fosse gravada uma canção sobre um homem norte americano. Por causa disso, a melodia acabou sendo gravada sem letra, a versão trololo.
Entretanto, ninguém jamais havia ouvido Trololo antes que inesperadamente uma versão aparece e estourasse no YouTube. O vídeo foi sucesso internacional, Trololo era o meme da vez.
A carreira de Edward que nunca tinha ultrapassado a fronteira russa e que sequer existia mais, chegou ao seu alge.
Os últimos anos da vida do cantor foram anos de um tremendo sucesso. Seu nome e sua voz tornaram-se mundialmente conhecidos.
Aos 75 anos de idade ele experimentou uma nova juventude, desta vez como um artista internacionalmente reconhecido. Por mais cômico que tenha sido o seu vídeo, ele pôde desfrutar mais vez da graça de estar no topo antes de partir.
Atualmente o vídeo conta com mais de 30 milhões de visualizações. Inúmeras novas versões foram surgindo ao longo dos anos. Trololo foi sucesso 34 anos após a sua gravação.