Se você nunca ouviu falar no tiro esportivo, chegou a hora de conhecer um esporte novo. O tiro esportivo é uma modalidade que se tornou bastante popular do século XIX para cá.
Atualmente é considerado um esporte Olímpico e se divide em três categorias e em diversas modalidades que variam principalmente conforme o tamanho e o tipo da arma utilizada.
Se você se interessou pelo tema, não perde por esperar o que ainda vem por aí. Vamos conhecer como funciona o esporte, como foi desenvolvido, como chegou ao Brasil e ainda falaremos sobre cada uma de suas categorias.
Vamos começar conhecendo-o um pouco melhor.
Conheça o Tiro Esportivo
Até o século XIX a função do tipo esportivo não era entretenimento. O século XIX marca o início da história do tiro como esporte. Quando foi desenvolvida na Europa sua principal finalidade era o treinamento militar e a caça.
Porém, a transição de treinamento para esporte não demorou muito. As primeiros competições surgiram ainda naquele mesmo século, provavelmente na região da Suécia.
Atualmente o tiro esportivo é formado por 17 provas e tem como principal objetivo acertar um alvo dividido em círculos. Quanto mais próximo do centro do alvo acertar, mais pontos o jogador faz.
No fim da competição, vence quem tem a maior pontuação. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate são 10 tiros extras. Caso permaneça empatado, o jogo vai sendo prolongado através de séries extras de tiros até se encontrar um vencedor.
Breve Histórico do Esporte
Conforme vimos, o tiro esportivo como conhecemos hoje nasceu na Suécia durante o século XIX. Não demorou nada para que a moda pegasse e a mais nova competição se tornasse popular em toda a Europa.
Ainda no início daquele século, o coronel Peter Hawker da Grã Bretanha desenvolveu o primeiro livro de regras do esporte para competições.
Em 1871 nasceu nos Estados Unidos a Federação Internacional de Tiro Esportivo, que atualmente possui 154 países filiados.
O tiro esportivo tornou-se um esporte Olímpico pouco mais tarde, estreando nas Olimpíadas de Atenas em 1896. Desde então só ficou de fora dos jogos em 1904, em St, Louise e em 1928, em Amsterdã.
Atualmente os países em maior destaque no esporte são Suíça, Dinamarca, França, Noruega, Holanda e Estados Unidos.
O Tiro Esportivo no Brasil
Os imigrantes europeus trouxeram o tiro esportivo para o Brasil em meados do século XIX. Com a chegada dos imigrantes alemães e italianos a região sul do país, o esporte acabou se popularizando rapidamente.
Um dos motivos que explica esse rápido crescimento do esporte tem relação com a forte influência europeia naquela região, que acabou herdando o gosto pela caça, dentre outros costumes.
A primeira competição de tiro esportivo no Brasil ocorreu dentro de uma comunidade alemã e se denominava “Tiro ao Rei”, que acabou se tornando tradição.
No ano de 1899 nasceu no Rio Grande do Sul o Tiro Nacional, com o objetivo de promover a prática do novo esporte. Mais tarde, em 1906 foi fundada a Confederação de Tiro Brasileiro, uma subordinada do Exército responsável por unir todas as modalidades de tiro no país.
Categorias
Conforme citado anteriormente, existem três categorias de tiro esportivo.
Pistolas
A principal característica dessa categoria é o uso de pistolas curtas seguradas por uma única mão. Para essas provas o alvo deve ser colocado a 50 metros de distância e são realizados 60 tiros em seis séries.
Existem algumas variações, como é o caso da prova de tiro rápido, onde a distância entre o atirador e o alvo é reduzida a 25 metros. Além desta, tem-se também as provas com alvos móveis, onde o alvo fica visível por apenas 2 segundos e meio diante dos olhos do atirador, que tem oportunidade de dar 30 tir0s na fase lenta e 30 na fase rápida.
Carabinas
As carabinas são armas mais longas e com disparo de ar comprimido. Além da arma, agora altera-se também a posição do atirador, que deve atirar deitado, em pé e ajoelhado. A distância até o alvo é de 50 metros.
Tiro ao Prato
O tiro ao prato pode ser realizado tanto com alvo fixo quanto móvel, e a distância varia conforme a arma.
As provas variam bastante, enquanto nas Skeets diversos pratos são lançados e o jogador deve buscar o maior número de acertos possíveis, no modelo Olímpico apenas dois pratos são lançados e o atirador deverá acerta no mínimo um dos alvos.
O Tiro Esportivo é um esporte cheio de peculiaridades e curiosidades. Espero que tenha se divertido.