Quem criou a NASA? Saiba tudo sobre o assunto

Você faz ideia de quem foi o responsável pela criação da NASA? Neste artigo compartilharemos com você não apenas quem foi o fundador da maior agência de exploração espacial do planeta, mas um pouco mais sobre a história da NASA e seus grandes projetos para o futuro.

A grande missão da organização é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”, o que ela tem feito com glória, afinal, foi a grande responsável pela chegada do homem a lua.

Está preparado para conhecer um pouco mais sobre a NASA? Conheça os aspectos mais curiosos dessa história.

O nome por trás da criação da NASA

O grande responsável pela fundação da NASA foi Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961. Eisenhower foi Comandante Supremo das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra, foi também o primeiro Comandante Supremo da OTAN.

Enquanto político, ficou conhecido como um dos melhores presidentes da história dos Estados Unidos.

Ao longo de toda a vida, foi um homem respeitável, se destacando por seu comprometimento e por sua capacidade de liderar.

Sua história na política começou em 1952, quando entrou na disputa como candidato republicano, prometendo uma forte luta contra o Comunismo e a corrupção.

Seus dois mandados foram tempos de passos importantes para o país, tanto externa quanto internamente. Sob direção de Dwight D. Eisenhower os Estados Unidos experimentou um tempo de grande prosperidade econômica

Dentre seus posicionamentos mais importantes a nível internacional, está a tomada de poder no Irã através de um golpe de estado, as ameaças contra a China visando o fim da Guerra das Coreia e a grande expansão do arsenal atômico visando uma possível disputa com os soviéticos em meio a Guerra Fria.

As medidas internas também merecem destaque, como a forte expansão dos grupos sociais, e as diversas leis de direitos civis assinadas em 1957 e 1960, além é claro, da criação da NASA.

Primeiros Projetos NASA

No dia 29 de julho de 1958, o então presidente Dwight D. Eisenhower assinou o National Aeronautics and Space Act, dando origem a tão respeitada NASA.

A agência deu início a suas operações alguns meses depois, em 1 de outubro do mesmo ano.

A organização era a continuação do NACA,  National Advisory Committee for Aeronautics, do qual absorveu 8 mil funcionários, 3 laboratórios, 2 instalações para teste e um orçamento anual de 100 milhões de dólares.  

Muitos projetos que antes eram responsabilidades da ARPA também acabaram sendo transferidos para a NASA.

A agência já nasceu em meio a disputa da Guerra Fria, o que acabou sendo muito importante para o seu crescimento e fortalecimento, já que de imediato teve que conquistar o seu próprio espaço a nível internacional.

Logo nasceram os primeiros grande projetos.

Apollo

Desse sem dúvidas você já ouviu falar. O projeto durou cerca de 11 anos, entre 1961 e 1972, culminando na chegada do homem a lua em 1969.

Voyager

O Voyager 1 foi o primeiro e único objeto produzido por mãos humanas a alcançar o espaço interestelar. As pesquisas tinham como objetivo explorar os gases distribuídos pelo nosso Sistema Solar.

Hubble

O projeto Hubble também ficou bastante conhecido. Hubble é o telescópio espacial que revolucionou a astronomia, o responsável pelas nossas principais descobertas a respeito do universo até hoje.

Exploração de Marte

Este é um projeto que já dura décadas e não tem previsão para ser finalizado. Desde 1970 a NASA tem estudado todas as características do planeta vermelho. Avaliando a existência de água e especialmente as chances de que tenha havido ou de que haja vida em Marte.

NASA e seus planos para o futuro

Falar da NASA sem falar do que está vindo por aí não tem graça. Por isso, vamos compartilhar com vocês e dos projetos mais extraordinários que já estão em andamento e que tendem a nos trazer grandes surpresas em um futuro próximo.

Envio de Tripulação à Lua

Segundo informações divulgadas oficialmente pela agência norte americana, está prevista uma viagem tripulada para lua no ano de 2028.

O projeto é dividido em diferentes etapas, a primeira delas é chamada Ártemis 1. Será a realização de uma viagem não tripulada na tentativa de permanecer na órbita lunar por algumas semanas.

Ártemis 2 virá logo a seguir, quando uma pequena tripulação também será enviada a orbitar.

A última fase do projeto seria o envio de uma tripulação preparada para habitar a lua por determinado período de tempo.

Missão tripulada à Marte

Além da nova viagem a Lua, está prevista a primeira viagem tripulada a Marte. A NASA tem preparado ao longo dos anos os recursos necessários para que uma equipe seja capaz de sobreviver em território marciano, e colher informações a respeito do tão curioso planeta vermelho.

Esperada desde de 2004, ao que tudo indica a conclusão do projeto agora tem previsão. A viagem está marcada para o ano de 2030.