Nossa querida pizza não apareceu assim do nada nas mesas prontas para ser degustada. Ela têm uma história toda por trás da sua criação e evolução até chegar no que conhecemos hoje.
Ao contrário do que você e quase todos pensam, esse delicioso prato não foi inventado pelos italianos, mas sim adaptado. A trajetória da pizza é muito mais antiga do que você imagina e o passado dela não era tão gostoso assim. Bom, vamos descobrir de onde surgiu esse maravilhoso alimento. Obrigado, pizza, nós te amamos!
História
Como já foi dito acima, a pizza não foi inventada na Itália, ela foi aperfeiçoada no país. Mas isso a gente conta mais para frente.
A história dela começa com os antigos egípcios. Eles foram os pioneiros, misturavam farinha com água e só. Não parecia ser tão saboroso como agora, não é?! Segundo indícios, isso teria acontecido 6 mil a.C.
Já outros pesquisadores afirmam que os gregos é quem invetaram o prato, fazendo tudo a base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico. Em seguida eles assavam ela em tijolos quentes.
Babilônios, hebreus e egípcios misturavam o trigo, amido e água, assando em seguida. A pizza era chamada de “Pão de Abraão” e era muito parecida com pães sírios.
Após um tempo e muito sucesso, o “Pão de Abraão” chegou à Nápoles, na Itália. Mas quando chegou à Itália, ela já havia passado pelos turcos que colocaram pedaços de carne.
Os napolitanos olharam para aquele prato e viram algo mais, como um bom italiano, eles tem sexto sentido para comida e resolveram dar uma “mexida“.
No início a pizza era oferecida a pessoas mais humildes, servidas na região de Nápoles como um calzone, dobrada. Após, veio um período chamado picea, que foi onde passaram a incrementa-la e ela é como conhecemos hoje.
A primeira pizzaria do mundo foi aberta oficialmente na Itália, chama-se Port’Alba e está em funcionamento até hoje.
Finalmente chegou ao Brasil
Com a migração em massa italiana para as Américas, a cultura também veio junto. São Paulo estava abarrotada de imigrantes italianos e, claro, pizza era muito consumida. Porém as pizzas eram algo mais reservado, consumido somente nas colônias dos imigrantes.
Até que alguns imigrantes resolveram começar a vender pizzas no bairro do Brás, na capital paulista. Hoje a pizza é mundialmente conhecida.
Curiosidades:
- A pizzaria mais antiga do mundo a Antica Pizzeria Port’Alba, foi fundada em 1830;
- Nos Estados Unidos são consumidas mais de 400 fatias de pizza por segundo;
- O ranking de consumidores de pizza no mundo conta com os norte-americanos em primeiro, Brasil em segundo, França em terceiro, Itália em quarto e Austrália em quinto;
- A marguerita foi feita em homenagem à Rainha da Itália Margherita de Sabóia.
O que achou da história da melhor comida do mundo?