Hoje o dólar está batendo 3,85 comparado ao real, significa que a moeda brasileira está desvalorizada lá fora. Todos os dias vemos isso na TV e jornais, o real sendo comparado ao dólar.
Mas esse sobe e desce tem um motivo, ou melhor, vários motivos. Um dos principais responsáveis é a balança comercial, que controla o total das exportações e importações do país.
Mas para deixar claro como funciona isso, vamos ver melhor abaixo.
Câmbio

- Nossa moeda oficial é o real, sendo assim tudo que compramos por aqui é pago em real.
- A moeda americana é o dólar e tudo que se por lá compra é pago com dólar.
Dito isso precisamos voltar naquele papo da balança comercial, lembra? Então, ela funciona assim:
Toda vez que uma empresa ou pessoa americana vende um produto para um brasileiro ele paga a conta em dólar. Assim, o brasileiro terá que trocar esse dólares em algum banco por reais. Acontece a mesma coisa quando algum brasileiro compra algo dos Estados Unidos.
É nessa hora que surgem os “problemas”. O banco deve ter uma boa quantidade de dólares para trocar por real. Se comprarmos mais do que o banco suporta, a quantidade de dólares cai muito, fazendo com que a moeda americana fique escassa no Brasil.
Ou seja, como compramos muito e não vendemos nada, haverão poucos dólares dentro do país, deixando a moeda americana “rara” por aqui.
É aí que o real se desvaloriza em comparação ao dólar. É basicamente lei da oferta e procura.

Mas é normal que aconteça, pois quando o dólar valoriza muito o preço das importações sobe junto, fazendo com que os brasileiro parem de comprar.
Aí é a vez dos americanos comprarem nossos produtos e fazer os dólares voltarem para dentro do Brasil.
Claro, o governo também tem muita coisa com isso. Com um governo sério seria mais fácil de atrair investidores do exterior, diminuir juros… entre outras coisas.
Espero ter conseguido explicar de forma fácil. O mercado financeiro é muito complexo, porém se entrar é um caminho sem volta.