Você é uma daquelas pessoas que tem sérios problemas para dormir a noite? A insônia se manifesta de várias formas, uma delas á através de frequentes despertares durante a noite. Se você tem passado por isso não pode deixar de ler este artigo.
Existem muitos motivos pelos quais podemos desenvolver problemas crônicos para dormir.
Geralmente a dificuldade para desenvolver um sono de qualidade é um sinal de alerta. Portanto, fique atento e não perca a chance de descobrir o que suas noites podem estar querendo te dizer.
Chegou a hora de entender o significado por trás de suas noites de sono mal dormidas.
1 – Você anda muito estressado
Geralmente pessoas muito estressadas tendem a dormir mal e isso pode ser explicado cientificamente. Apesar de tratarmos o estresse como simplesmente um sentimento a ser evitado, ele é constituído por alterações biológicas, alterações essas que podem ser as responsáveis pelos seus frequentes despertares durante a noite.
Conforme você se sente estressado, uma grande quantidade do hormônio cortisol vai sendo liberada. Diante disso, o seu corpo desenvolve um estado de hiperativação, mesmo em momentos onde deveria estar relaxado.
O fato de não estar dormindo bem pode significar que você anda muito estressado e, por isso, não tem desenvolvido um sono verdadeiramente reparador.
2 – O ambiente do seu quarto não favorece o sono
O ambiente é um fator muito negligenciado no que diz respeito ao sono. Poucas pessoas tratam esse tema como verdadeiramente influente.
Se você dorme de luz acesa, com a televisão ligada, se sua janela não isola o som dos automóveis passando do lado de fora, você está fazendo isso errado.
Para uma boa noite de sono você deve zelar por um ambiente silencioso, escuro e em uma temperatura agradável.
Até mesmo a cor de suas paredes pode influenciar. Cores vivas como é o caso do vermelho e do laranja não são aconselhadas. Opte por tons relaxantes de azul, amarelo ou verde.
3 – Você tem escolhido mal os alimentos
Você sabia que os alimentos podem interferir em sua noite de sono? Pois é, se você tem acordado muito durante a noite, pode significar que está se alimentando mal.
Alguns alimentos são estimulantes do sistema nervoso central. Ativar este sistema é o oposto do que você precisa para ter uma noite tranquila de sono. Por isso, fique atento aos seguintes alimentos:
- Café
- Chocolate
- Chá mate
- Refrigerantes
- Pimenta
- Gengibre
- Álcool
- Alimentos gordurosos
Assim como alguns itens podem prejudicar o sono, outros deles podem te ajudar a resolver o seu caso. Se você tem tido problemas com a insônia, talvez devesse incluir os seguintes alimentos em sua dieta.
- Mel
- Grãos Integrais
- Banana
- Uva
- Cereja
- Leite
- Iogurte natural
- Folhas verdes
- Ovo
- Chá de camomila
4 – Seus hormônios estão desregulados
O funcionamento de nosso corpo é quase que completamente coordenado por hormônios. Hormônios são substâncias químicas produzidas pelo nosso sistema endócrinos que fazem a modulação das funções do nosso organismo.
O sono é totalmente controlado por essas substâncias. Diante disso, se você não está dormindo como deveria, certamente deve verificar suas taxas hormonais.
A concentração de um hormônio no sangue depende de uma cadeia de reações, onde cada uma delas se influencia. Ou seja, pode ser que sua baixa concentração de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, aponte para um outro tipo de alteração hormonal.
Esse efeito é muito visível em mulheres durante a menopausa. Devido às variações hormonais típicas deste período, muitas mulheres desenvolvem problemas com o sono.
5 – Você sofre com algum distúrbio de ansiedade
Como vimos o sono pode sinalizar várias coisas, entre elas um problema muito comum nessa geração. Os transtornos de ansiedades são as doenças mais populares do mundo atualmente. Estamos falando da depressão, da síndrome do pânico, da fobia e de vários outros problemas psicológicos.
A depressão por exemplo é capaz de causar dois quadros completamente opostos. Enquanto alguns pacientes sentem o desejo de passar o dia inteiro na cama, outros passam a noite inteira entre despertares e pequenos cochilos.
Assim como é o caso do estresse, a ansiedade faz com o organismo humano entre em estado de alerta. O efeito é bem similar aquele produzido pelos alimentos estimulantes. A sensação é de que estamos ativos, não conseguimos manter a mesma posição por mais de dois minutos. Para piorar ainda mais a situação, nossos pensamentos estão super acelerados.
Talvez os problemas com a ansiedade sejam as causas mais comuns por trás do problema de acordar muito durante a noite.
Por isso, se você tem passado por situação similar, fique atento. Se necessário procure ajuda.
Como podemos ver, dormir mal pode significar muitas coisas, as principais foram citadas aqui, mas existem ainda mais além dessas. Cuide bem de sua noite de sono, ela pode estar querendo te dizer algo.