10 coisas que você precisa saber sobre os Maias

Os Maias surgiram com os primeiros assentamentos registrados por volta de 1.800 a.C., onde tudo começou a se formar e depois tornou-se uma da civilizações mais avançadas. Contudo, o desaparecimento repentino deles ainda é um grande mistério, mesmo para os historiadores mais experientes, o que atrai ainda mais os olhares para esse povo magnífico.

Portanto, o Mundo Inverso resolveu dar mais uma bisbilhotada nos arquivos do povo Maia e mostrar à vocês, curiosos, algumas das curiosidades mais impressionantes que existem. Inclusive, algumas descobertas são bem recentes e incríveis. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa que foi uma das civilizações mais inteligentes da história.

10 – Esporte dos Maias

O esporte mais popular dos Maias era algo bem semelhante com o nosso futebol de hoje em dia. Com algumas exceções, por exemplo: algumas vezes a bola era substituída por cabeças; não havia gol, mas sim um arco no alto e quem perdesse era decapitado.

O povo Maia adorava esse esporte. Ele era disputado numa arena semelhante a um “I”, com as arquibancadas ao lado. Quando não usavam cabeças, a bola pesava 3kg e era do tamanho de uma bola de basquete.

9 – Faziam sacrifícios

Os sacrifícios Maias são uma das coisas mais contadas na história. Logo que pensamos nessa civilização, já imaginamos os sacrifícios em nome dos deuses e toda aquela cerimônia. E era verdade, esse povo antigo não poupava quando o assunto era derramar sangue, ainda mais quando aprisionavam guerreiros das tribos inimigas.

Estes, inclusive, que era usados com mais frequência como oferendas aos deuses. Tinham seus membros decepados, eram jogados em fogueiras e sofriam dos mais brutais rituais. Eles matavam dizendo que aquele sangue saciaria a sede dos deuses.

8 – Crianças

A infância Maia não era das mais fáceis. Isso porque os pais do antigo povo desejavam que seus filhos tivessem características físicas específicas. Ou seja, mesmo que a criança nasça de um jeito, os pais iriam moldar seu corpo, fazendo ela ficar do seu gosto. Isso é parecido com o “Pé de Lotus” da China Antiga, onde as meninas chinesas tinham os pés quebrados e amarrados para que não crescessem mais.

Enfim, no caso dos Maias, o povo fazia com que os bebês ficassem vesgos. Os adultos ficavam com um objeto na frente da criança, atraindo a atenção dos olhos. Fazendo isso a bebê cresceria estrábico. Sem falar nos aparelhos que usavam para achatar a testa das crianças.

Uma outra curiosidade sobre os recém-nascidos Maias, é que eles recebiam o nome dependendo o dia da semana em que nasceram.

7 – Ainda existem Maias

Mais de 7 milhões de Maias vivem atualmente no mundo. Eles estão nas regiões originárias e, por incrível que pareça, muitos ainda mantem as antigas tradições (sem a parte do sacrifício).

A maior concentração do povo Maia fica no México, nos Estados de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Mais para baixo, na América Central, podemos encontrá-los em Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.

6 – A cor azul

À época a cor azul era extremamente rara; achar o pigmento que levasse à cor era algo de se admirar. Contudo, os Maias tinham em abundância a cor.

Quando os europeus chegaram ao Novo Mundo, notaram que existia muita cor azul, algo raríssimo para a Europa. No Velho Continente, a cor era feita apenas por mestres e muito cara. Apenas anos mais tarde é que eles conseguiram desvendar o segredo, este que vinha de uma planta nativa no lugar.

5 – Cavernas subaquáticas

No ano passado (2018) mergulhadores estavam fazendo pesquisas em cavernas subaquáticas de Yucatán quando descobriram algo sensacional.

Ao descerem metros de profundidade, foi possível encontrar centenas de vestígios arqueológicos do povo Maia. Os Maias acreditavam que essas cavernas eram abrigos dos deuses, que os humanos eram feitos lá e que elas eram passagens para o submundo.

O povo antigo tornou as cavernas um local sagrado, jogando inúmeros tesouros que hoje são artefatos e até fósseis.

4 – Eles não previram o fim do mundo

Em dezembro de 2012 uma onda de desespero tomou conta da internet e até de quem não era muito inteirado na época. Isso se deve ao fato de que os Maias têm, não um, mas vários calendários. E em um destes calendários a contagem terminaria em 2012.

Mas isso não queria dizer que o mundo acabaria naquele ano, mas sim que o calendário passaria a começar a contar do zero.

3 – Analgésicos

Naquela época já eram utilizadas muitas plantas como analgésico e até como alucinógenos. Pois é, eles eram bem “moderninhos”. Esse povo antigo tinha bastante conhecimento das plantas e como utilizar cada uma na sua medicina ou dia a dia.

2 – Astrologia e beleza

É inegável que eles tinham um vasto conhecimento sobre a astrologia. Haja vista possuírem até um especialista no assunto para que este dissesse qual era o melhor período para a caça e plantações.

Outra curiosidade é que os Maias tinham os nariz quebrados para dar uma forma mais curvada para eles. Sem falar na testa achatada e olhos vesgos. Nos dentes eram colocados jade e algumas mulheres os lixavam, o que era bonito para eles.

1 – Mistério Maia

Até hoje o desaparecimento do Império Maia é um mistério. Desde teorias malucas até algumas hipóteses sensatas. Dizem os historiadores que mesmo antes da chega dos Espanhóis, o povo Maia já havia deixado grande parte das cidades.

A seca, fome ou superpopulação podem ter sido um do motivos para que eles deixassem as cidades completamente abandonadas. Já outros afirmam que a chegada de muitos estrangeiros, doenças e por começar a fazer parte de rotas de comercio desanimou muito a população. Mas mesmo assim, tudo ainda é muito sinistro.

Conheça a história completa dessa grande civilização. Saiba tudo AQUI!