Tomar banho faz mal a saúde, mito ou verdade?

Se você é do tipo de pessoa que se acostumou a tomar banho todos os dias, então você precisa ler esse artigo. Segundo estudos recentes, tomar banho todos os dias pode ser prejudicial à saúde. Porém especialistas dizem que depende muito da pessoa e do lugar onde ela mora.

Os brasileiros estão acostumados a tomar banho todos os dias e alguns banham-se mais de duas vezes por dia. Sabemos que um banho é refrescante e algumas pessoas o usam como despertador para dar um up no dia, outros já precisam tomar banhos por diversas vezes. Pensando de uma forma geral, vamos desvendar esse mito do banho e mostrar para vocês aqui. Vejam!

Banhos diários afetam a saúde?

Segundo especialistas, ao contrário do que você pensa, os sabonetes, esponjas e água podem não ser tão benéficos a saúde assim.
Seu corpo produz algo que se chama estrato córneo, que nada mais é que a camada protetora da pele. O estrato córneo é constituído de células mortas que estão ali para protegerem as células vivas.

Quando se toma um banho, essa camada é desfeita, deixando a pele exposta. Você tira todo o óleo hidratante que o corpo produziu ao longo do dia.
Com o óleo e o estrato sua pele fica mais macia e diminuirá drasticamente o ressecamento.

Frequência

O banho tomado de forma regular previne doenças e ajuda na higiene, porém a frequência depende de vários elementos.
Tomar banho varia de pessoa para pessoa. Se você pratica exercícios físicos todos os dias, trabalha no ramo da saúde ou com muita gente, é recomendável que se tome banhos todos os dias.

Áreas do nosso corpo também necessitam de uma atenção especial, como partes intimas, mãos e axilas. Dizem ainda que no verão brasileiro, quando termômetros atingem mais de 40°C, o banho diário é indispensável.

Porém, se o lugar onde mora não te faz transpirar muito e você não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, não é necessário o banho diário.

Além do banho em si prejudicar muito, a toalha que você se seca completa o serviço, tirando o que havia restado de óleo no corpo.

Então se quiser tomar um banho saudável, o recomendável é que seja um banho rápido, sem usar água quente – morna no máximo – e deixar que o corpo seque naturalmente.

Se você é daqueles que não tem paciência ou precisa que seja rápido, opte por uma toalha macia. Também recomendam que não se lave a cabeça todos os dia, duas vezes por semana no máximo é suficiente.

Porque não tomar banho todos os dias

1 – Benefícios para a pele

Como já foi dito, nossa pele se hidrata através de óleos produzidos pelo corpo. Tirar esses óleos do corpo todos os dias é um erro, já que sabonete nenhum oferece uma proteção parecida.
Água quente, shampoo e esponjas são extremamente nocivas. Essa combinação causa irritações e ressecamentos na pele.

2 – Economiza água e energia

Segundo a OMS, um banho de 10 minutos consome 200 litros de água. Imagine isso no fim do mês… é muita água.

Sem falar na energia elétrica usada no banho. Segundo pesquisas, 70% dos brasileiros preferem tomar banhos quentes ou mornos.

3 – As unhas agradecem

Com certeza você já viu como as unhas ficam moles depois de um banho. Isso se dá porque elas absorvem água, o que prejudica no seu crescimento e as faz perder grande parte das suas propriedades.

4 – Cabelos fortes

Lavar os cabelos todos os dias é também não é bom. Quando se lava o cabelo você acaba com os óleos que a pele produz e hidrata os fios. O óleo produz a queratina que ajuda no fortalecimento e crescimento. Lavar os cabelos duas vezes por semana é o suficiente.

Tomar banho todos os dias não é necessário, mas é bom lembrar que varia de cada pessoa.

No entanto se você se sente mal quando entra num banheiro para se lavar ou algo do tipo, talvez possa ser um distúrbio psicológico chamado ablutofobia.

Você é do tipo que precisa tomar banho todos os dias? Ou é daqueles que toma só aos sábados?