Você tem medo de palhaços? Entenda como essa fobia age e como tratar

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre fobia de palhaços. Acredite, ter medo de palhaços pode ser um problema psiquiátrico. Este distúrbio recebe o nome Coulrofobia.

É verdade que existem muitos palhaços assustadores por aí, especialmente no universo dos cinemas, mas aqui estamos falando de um sentimento de horror a qualquer tipo de fantasia relacionada.

Você tem medo de palhaços?

Fobia de palhaço

Como você costuma se sentir diante de alguém vestido como personagem parecido? Não tenha vergonha de temer, é um sentimento muito popular.

Fobia de palhaço

Vai dizer que não acha esse boneco triste uma fofura? Não? Será que você possui Fobia de Palhaços?

Esta imagem te provoca medo? Uma pessoa que sofre com Coulrofobia possivelmente teria uma crise diante de imagens assim.

Fobia de palhaço

E ai? Se assustou? Tudo bem, quem não temeria uma criatura dessa? Sem dúvidas, este não é um palhaço qualquer.

Conheça a Fobia de Palhaços

Sempre que usa-se o termo fobia, retrata-se um tipo de distúrbio do medo. Neste caso, o sentimento é provocado por palhaços.

As pessoas que sofrem com esse problema não ficam simplesmente assustadas com a figura da fantasia famosa, elas se sentem profundamente perturbadas.

Os sintomas são de pânico. Geralmente ao avistarem imagem semelhante, os indivíduos que sofrem com a coulrofobia começam a suar, tremer, se sentem fatigados, com o coração acelerado e a respiração ofegante, ficam aterrorizados.

Pode não parecer um problema tão grande quanto a Fobia Social por exemplo, mas acredite existem mas palhaços por aí do que as pessoas que não possuem medo deles costumam perceber.

Fobia de palhaço

Quem sofre com este problema em hipótese alguma pode ir a eventos circenses, deve evitar também parques de diversões, festas infantis, alguns programas televisivos, a maioria dos filmes do Batman e mais alguns outros títulos famosos dos cinemas e jamais poderá fazer um passeio nos populares Trens da Alegria.

Faltou mais alguma coisa? Também devem evitar lojas infantis e passeios em lugares movimentados no mês de outubro. No mês das crianças, a probabilidade de se esbarrar com um palhaço por aí é muito grande.

Por que algumas pessoas possuem um medo tão grande de palhaço?

Acredite, esta é uma explicação científica. Especialistas ao redor do mundo se dedicaram a encontrar no cérebro humano o motivo de tantas pessoas terem medo dessa fantasia tão popular.

Existem dois motivos básicos que esclarecem como essas criaturas podem provocar sentimentos tão fortes que acabam causando o desenvolvimento de uma fobia.

E, não é uma fobia generalizada, como vimos, existe um tipo de distúrbio específico para quem tem este problema.

O primeiro motivo é comum também a outras fantasias. A pintura ou a máscara utilizadas pelos palhaços nos impedem de acompanhar suas expressões faciais. Mesmo que não tenhamos plena consciência de que esse é o motivo, para o nosso cérebro essa situação é causadora de grande desconfiança.

Além desta, a outra explicação está no fato deles estarem sempre sorrindo. Nosso psicológico não compreende bem este fato.

Fobia de palhaço

Não existe nenhuma causa genética, geralmente tudo começa a partir de um evento traumático. O ponta pé inicial da fobia de palhaços pode ter sido um brincadeira de mal gosto, uma fantasia mais assustadora, ou mesmo um sonho, ou um filme.

Outra situação que também pode causar o desenvolvimento deste tipo de medo, é em casos de crianças que foram obrigadas a assistir a apresentações inteiras, depois de terem sido assustadas inicialmente seja pela entrada triunfal e barulhenta do personagem ou mesmo pelo seu traje colorido e exagerado.

É muito comum que os sintomas comecem a aparecer da infância e durem ao longo de toda a vida do indivíduo se não forem tratados. Pois é, existem sim tratamentos para a fobia de palhaços.

Como Tratar o Problema

Assim como as demais fobias, esta precisa ser tratada. Nem um medo fora do comum é algo saudável de se manter. Por mais que você já conviva com este pavor desde muito pequeno, nunca é tarde para procurar por ajuda.

Para começar, admita seus medos. Procure compartilhar os sentimentos com alguém próximo, e se necessário, encontre um profissional.

Uma boa estratégia para quem quer aprender a lidar com a fobia de palhaços é a aproximação. Este é um recurso que tem bases na psicologia.

Comece com algo que lembre um palhaço, depois encare imagens mais realistas, entre em contato com um pequeno boneco, vai se aproximando aos poucos da figura foco do seu medo.

Compreenda como tudo começou, saiba como realmente se sente e procure técnicas para controlar as crises.

Não se envergonhe caso seja necessário pedir ajuda a um profissional, os terapeltas são especialistas em situações desse tipo.