Sabemos que o Egito Antigo é daqueles não nos poupa quando o assunto são mistérios. Vários historiadores passaram anos estudando a civilização e algumas coisas ainda tiram o sono das mentes mais estudiosas do planeta. Teorias da conspiração rondam o local, deixando tudo ainda mais empolgante.
Como por exemplo, quando dizem que o Antigo Egito foi inspirado por extraterrestres, que os aliens vieram à Terra para nos passar ensinamentos. Os egípcios estavam lá e aprenderam a lição. Acredita nisso, ou crê que eles foram um povo à frente do seu tempo, revolucionando o modo de viver? Bom, isso veremos agora, e tire sua própria conclusão, porque deu um nó no meu cérebro aqui. Vejamos!
Pirâmides de Gizé
Construída há mais de 4.500 anos, a pirâmide de Queóps, mais conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é considerada uma das Sete Maravilhas do mundo Antigo. Ela foi a maior construção por mais de 4 mil anos, até que a Catedral de Lincoln foi erguida.
Acredita-se que a Grande Pirâmide foi feita para servir de túmulo para o faraó Queóps, durante a IV dinastia. Existem outras três pirâmides, estas que são muito curiosas, no minimo.
As três pirâmides de Gizé serviram como tumbas para faraós. Queóps, Quéfren e Miquerinos. A Grande Pirâmide mede 138 metros de altura, com 52 mil metros quadrados. É interessante olhar aqui, pois em todos os lados, eles não excedem mais do que 5 cm.
As pirâmides foram construídas com aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra, entre 2 e 30 toneladas cada. Alguns blocos pesam 50 toneladas.
As três pirâmides possuem nome: Menkaure, Khafre e Khufu e elas estão alinhadas com a constelação de Orion. Uma outra curiosidade, é que a temperatura no Antigo Egito atingia 50 graus, já dentro das pirâmides caía para 20 graus.
A Grande Pirâmide de Gizé era coberta com uma camada de pedras polidas que refletia sob a luz do sol, o que vemos hoje é a segunda camada da pirâmide.
A tecnologia egípcia
Outro grande mistério egípcio é a sua tecnologia. Algo que chama a atenção de exploradores e historiadores de todo o mundo é motivo de muitas teorias da conspiração. Umas delas diz que os povos do Antigo Egito foram auxiliados por aliens, ou que eles mesmo eram aliens. Pois não teria como fazer o que eles fizeram, vejam a própria Pirâmide de Gizé.
Erich von Däniken, escreveu no livro “Eram os Deus Astronautas?“, onde segundo o autor, extraterrestres do planeta Nibiru teriam passado pela Terra e deixado ensinamentos. Erich ainda apresenta muitas provas do ocorrido, como artefatos arqueológicos, vários monumentos da antiguidade entre muitos mitos e histórias criados pelos povos antigos.
Uma das teorias que eles apoiam, é que os astronautas passaram por aqui e nos deixaram ensinamentos, tais quais como a religião e a cultura. “Povos do céu”, quem nunca ouviu falar neles?
Com o passar do tempo grandes nomes foram fazendo explorações, afim de fazerem novas descobertas e bolarem novas teorias sobre a tecnologia egípcia. Dizem que eles eram tão avançados tecnologicamente, que certas descobertas só fariam sentido para humanidade nos dias atuais. Vai Saber.
Uma grande descoberta em 1850, sob o solo egípcio fez com que estudiosos ficassem ainda mais abismados.
Serapeum: um lugar abarrotado de mistérios
O lugar é um labirinto, onde encontram-se mais de 20 pedras megalíticas que pesam entre 70 a 100 tonelada CADA. Essas pedra maciças e sua existência são a prova de que a tecnologia do Egito Antigo era algo surpreendente. A forma como elas estão cortadas, sua geometria perfeita, como estão moldadas e sabe lá como foi feito o transporte desses blocos posadíssimos.
“Dentro de um sistema de túneis escavados em rocha sólida no deserto do Egito, mais de 20 caixas de granito feitos com total precisão são um verdadeiro enigma. Dito por alguns ter sido o local de sepultamento de touros premiados, a sua função real é muito mais intrigante que isso. Eles são exemplos claros de uma antiga tecnologia perdida criada antes do tempo dos egípcios dinásticos”.
O templo de Serapeum fica em Sacara, o mesmo lugar onde foram encontradas milhares de múmias de gatos. Uma antiga necrópole de Mênfis.
Tumba de Tutancâmon
A sepultura do faraó mais novo do Egito Antigo é um dos mistérios que mais chama a atenção para pesquisadores e historiadores.
Isso porque além de ser gigantesca ela também é cheia de segredos e, segundo histórias, o local de descanso do jovem líder carrega uma maldição.
A maldição do faraó
O túmulo foi descoberto por Howard Carter e Iord George Carnarvon, em 6 de novembro de 1922 no Vale dos Reis. Quando eles exploravam o local, Carter achou uma tábua com os seguintes dizeres: “A morte golpeará com seu tridente aquele que perturbar o repouso do faraó”.
O aviso foi ignorado pelos dois exploradores e eles adentraram na câmara do jovem imperador. Dois meses depois Carnarvon morreu, vítima de uma infecção no sangue, causada pela picada de um mosquito. Não parou por aí, trabalhadores que ajudaram na escavação do túmulo começaram a falecer, um a um.
Diversas teorias foram criadas envolvendo tudo isso, mas até hoje não se tem uma explicação para o que realmente ocorreu. Alguns dizem que Carnarvon pode ter falecido a uma toxina presente no tumulo do faraó, já outros descartam essa hipótese. Mesmo assim, não deixa de ser assustadora toda essa história.
Restauração da tumba
Agora, a tumba já vazia de maldições (assim esperamos) foi totalmente restaurada por profissionais. Um dos lugares mais visitados por turistas, merecia um “tapa no visual”. Ela estava bastante danificada e recebeu reforços nas paredes e um novo sistema de ventilação que reduz danos causados pela poeira.
Quando a tumba foi encontrada, em 1922, diversos tesouros também foram, como o próprio faraó mumificado, sua máscara funerária, joias e muitas esculturas. Sem falar nas paredes de mais de 3 mil anos que estavam revestidas com escritas e gravuras.
Tutancâmon reinou no Egito Antigo entre 1336 a.C e 1327 a.C. Foi o faraó mais jovem, assumiu quando tinha 9 anos e morreu com 19, sem deixar herdeiros.
É pouco para você? Então dê uma olhada nesses 10 Mistérios reais do Egito Antigo.
ma olhada nesses 10 Mistérios reais do Egito Antigo.