10 pessoas com anomalias mais estranhas do mundo

As anomalias mais estranhas do mundo causam espanto em boa parte das pessoas que as veem. Contudo ao estuda-las mais afundo descobre-se que são doenças raras que muitas vezes não tem cura ou são hereditárias.

Hoje nossa lista irá apresentar algumas das mais bizarras que acometem uma pequena parcela da população mundial. Mas não podemos controlar a mãe natureza, apenas tentar compreende-la e ajudar o próximo.

10 – Epidermodisplasia Verruciforme

Também conhecida como doença do ‘homem-árvore’, essa é uma das anomalias mais impressionantes que existe.

A doença na verdade são verrugas que nascem em grandes números, fazendo parecer que a pele da pessoa seja uma árvore.

A doença é hereditária e não para de crescer mesmo se retiradas do corpo.
São muito normais em mãos e pés e não há tratamento. As regiões afetadas pelas verrugas são extremamente sensíveis à luz do sol e podem se tornar câncer.

Os sintomas da doença começam a aparecer entre 5 e 12 anos de idade. São eles: Verrugas claras que são planas no começo mas se multiplicam com rapidez e com exposição ao sol elas coçam e causam ardência.

9 – Diprosopia

A palavra que vem do latim significa “duas-faces” e essa doença leva esse nome justamente por esse motivo.
Quem consegue nascer com diprosopia vem ao mundo com dois rostos. O mesmo rosto numa única cabeça. Isso ocorre porque uma proteína não se desenvolve da forma adequada, multiplicando-os.

Quando eu disse “quem consegue nascer”, é porque a anomalia geralmente mata assim que a criança vem ao mundo ou sequer nasce. O caso mais famoso é de uma bebê que nasceu e viveu por 2 meses mas faleceu devido uma parada cardíaca.

8 – Síndrome de Proteus

Com cerca de apenas 101 casos conhecidos em todo o mundo, essa síndrome também é conhecida como a do ‘homem elefante‘.

Ela é uma doença congênita e ocasiona crescimento exagerado da pele devido, ossos e outros tecidos, causando anomalias por todo o corpo.

Ela causa gigantismo em vários membros e órgãos do corpo, principalmente em braços e no crânio.

A doença não tem cura, porém com cirurgias é possível a retirada de algumas deformações. E apesar de não afetar o cérebro causando problemas psicológicos, as cirurgias ajudam a melhorar o convívio social prevenindo possíveis depressões.

Sintomas da síndrome:

  • Deformações nos braços, pernas, crânio e medula espinhal;
  • Assimetria corporal;
  • Dobras de pele excessiva;
  • Problemas na coluna;
  • Rosto mais longo;
  • Problemas cardíacos;
  • Verrugas e manchas cor de café com leite no corpo.

7 – Elefantíase

Um verme que atinge os vasos linfáticos é o responsável por essa anomalia.
Ele vem através de picadas do mosquito palha. Provocando uma reação inflamatória ele bloqueia o fluxo, inchando a região afetada, fazendo com que perna ou braço fiquem gigantes como patas de elefantes.

Há tratamentos com antiparasitários, porém quando a doença atinge a fase crônica é quase irreversível chegar à cura.

Sintomas:

  • Febre elevada;
  • Dor de cabeça;
  • Quiluria;
  • Cefaleia;
  • Manchas avermelhadas na perna e no escroto;
  • Dor muscular;
  • Fotofobia;
  • Reações alérgicas
  • Asma;
  • Mal estar;
  • Coceira pelo corpo;
  • Pericardite;
  • Astenia;
  • Aumento dos gânglios linfáticos;
  • Inchaço dos membros, como pernas, braços, mamas ou saco escrotal.

6 – Língua Geográfica

Essa daqui não é uma doença tampouco faz mal à saúde. Na verdade essa anomalia deixa a língua em alto-relevo, parecendo com desenho de um mapa, daí o nome. O nome cientifico é Glossite Migratória Benigna.

Geralmente as bordas e o fundo da língua são os locais mais atingidos e afeta as pessoa mais novas, porém até os 7 anos as manchas somem.

As manchas são brancas ou acinzentadas com traços fortes e raramente é necessário realizar tratamento.

5 – Síndrome de Uner Tan

Em homenagem ao estudioso que pesquisou e descobriu o que realmente era a síndrome, a doença carrega o nome de Uner Tan.

Uma família que andava sobre os quatro membros (duas pernas e as duas mãos) na Turquia levantou muitas dúvidas sobre do que se tratava aquilo.
Contudo após muitos estudos, foi descoberto que além de afetar o físico a síndrome também atinge o psicológico da pessoa.

Os corpos dos familiares são normais, mas como o cérebro foi atingido a doença afetou o cerebelo atrofiando-o. O cerebelo é responsável pelo equilíbrio do corpo.

Porém o fato de afetar o cerebelo não convenceu os pesquisadores, já que há casos de pessoas que nasceram sem o cerebelo e andam normalmente.

Fato que possa ter corroborado é que os pais são parentes próximos e que há uma redução no Corpus Callosum, uma região do cérebro que junta os hemisférios.

4 – Gêmeos Siameses

Um dos mais famosos fenômenos também está aqui na nossa lista e vamos explicar como funciona.

Os gêmeos siameses são os que não conseguiram se separar no ventre da mãe devido a um problema no desenvolvimento nas células dos embriões monozigóticos.

Acontece porque a separação dos bebês demora a acontecer por conta das células, e quanto mais demora mais difícil fica a divisão dos órgãos.

Porém os gêmeos podem ser separados, graças ao médico americano Ben Carson. Que em 1987 o Dr. fez a primeira separação de bebês siameses, entrando para a história da medicina. O filme “Mãos Talentosas” (Gifted Hands) conta a vida e trajetória do cirurgião.

Ben Carson iniciou a cirurgia de separação de gêmeos siameses, e em muitos casos hoje em dia é possível separar os irmãos.

3 – Progeria

Uma das anomalias mais raras é a também conhecida como Hutchinson-Gilford. Começando, na maioria dos casos, em crianças com 2 anos de idade, é a doença do envelhecimento rápido.

Raramente diagnosticada, 1 a cada 4 milhões de pessoas são afetadas no mundo todo, foi descoberta em 1886 e hoje em dia existem mais de 20 tipos da doença.

Uma mutação no gene LMNA é responsável pela doença que atinge a produção da proteína Lamin. O Lamin é responsável pelo desenvolvimento das células e proteção delas.

Não há cura para a progeria, mas tem tratamento. Com o tratamento preventivo é possível prolongar a vida da criança. Segundo estudos, a vida média de alguém que possui a doença é de 15 anos, mas com o preventivo é possível alcançar quase 30.

2 – Ciclopia

Muito rara também essa anomalia onde geralmente o olho nasce ou substituiu o nariz da pessoa.
A malformação é causada por distúrbios genéticos na divisão dos olhos durante o desenvolvimento dos embriões.

As causas possíveis são associadas a rubéola que é contraída pela mulher na gravidez e outra hipóteses como:

  • Trissomia 13;
  • Trissomia 18.

1 – Dípigo

Nessa síndrome o problema ocorre quando gêmeos no ventre materno não conseguem se separar corretamente. Porém ao contrário dos siameses, as partes que nascem duplicadas da cintura para baixo.

O caso mais famoso de Myrtle Corbin, que nasceu com tudo duplicado do umbigo para baixo. Ela até engravidou do útero esquerdo.

Quer saber mais sobre anomalias? Então clique aqui e saiba a história de Myrtle Corbin e aqui para conhecer Monga, a mulher-macaco.

Ficou chocado com algumas dessas síndromes? Conhece alguma outra tão bizarra quanto estas? Conte-as pra gente!